Seguidores

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Como fazer bolo cenográfico em biscuit

Agora, por ser bem mais barato,  nas festas se usa alugar ou comprar o bolo cenográfico (mais conhecido como bolo fake ou  falso) e o bolo de verdade já vem cortado da cozinha. 
Eu havia colocado 2 videos da Karine que ensinavam a cobrir os bolos. Como a Karine excluiu os videos, substitui por estes que achei na internet.

este vídeo é da maravilhosa Ana Modugno no Programa atelie na TV....

Estes outros 3 videos feitos pela Geziela Cristina


http://youtu.be/7V3EOGNGm-k

http://youtu.be/gV1v5c_gv_4

Nesta vídeo aula abaixo, a artesã Geziela Cristina ensina como aplicar e dar acabamento com a  Textura Porcelana By Gi.


Receita da textura porcelana by Gi
1 lata de 1/4 de massa corrida acrílica
20 ml de resina acrílica
20 ml de cola branca rotulo azul Cascorez
5 ml de tinta branca
Misturar bem e aplicar com trincha bem macia
(Esta receita a Geziela deu neste vídeo http://youtu.be/KQXlg56pVgI)


......................................................................................
Já os videos abaixo são da Eleia Conti

http://youtu.be/H0xkc4XOKSQ


http://youtu.be/bhUdtI1wQ_w



.............................................................................................................
A base de isopor você consegue comprar pronta no site da Só Isopor, de vários modelos 

Algumas Dicas da Karine do http://artedaka.wordpress.com:


a Karine usa massa de biscuit da Fox já colorida. Ela não faz a massa , costuma usar Fox ou Spacchi.  
Cores fortes como vermelho, marrom e preto ela já compra tingida , para cores claras ela costuma tingir com tinta acrílica da Acrilex.

O rolo que ela usa comprou na GM embalagens . Ela costuma comprar o isopor lá também, segue o link da loja a baixo.
http://www.gmembalagens.com.br/
http://artedaka.wordpress.com/


Fique atenta a data de fabricação da massa, pois com o passar do tempo ela fica bem dura mesmo. Sempre sove bem a massa para ela ficar mais molinha. O calor também influencia na massa se estiver muito quente ela resseca mais rápido.

Para bolo tipo fazendinha que tem manchas como nas vacas,você pode fazer as manchinhas com tinta ou com a massa preta, a Karine prefere com a massa preta. Ela cobre o bolo com a massa branca, deixa secar e depois cola as manchas feitas com a massa preta.
Quando precisa pintar com spray metálico alguma parte do biscuit, ela usa Acrilex Decor Paint (tem prata, dourado e bronze), mas antes ela usa usa uma cor próxima no biscuit para depois de seco , pintar com o spray. Por exemplo quando é dourado ela tinge a massa com tinta a óleo ou acrílica na cor amarelo dourado da Acrilex , quando vai usar o prata , tinge a massa com cinza claro.
Para trabalhos que levam a massa branca e para massa ficar bem branquinha, ela já compra a massa tingida de branco,sova a massa e acrescenta um pouquinho de pó branqueador da blue star ( é um pó meio verdinho fluorescente) e sova novamente a massa ( quanto mais sovar mais branquinha vai ficar). Isso vai fazer com que sua massa fique branquinha e não fique encardida com o tempo.
Para tingir a massa com cores mais claras e suaves  como rosa clarinho, azul clarinho, verde água etc ela usa a massa branca e tinge com a cor clara, se usar a massa na cor natural e tingir, ficará meio transparente (aspecto gelatinoso) ao secar.
Cores mais escuras como vermelho, azul marinho, marrom ela aconselha comprar a cor já tingida. Mas se quiser tingir uma cor escura pode utilizar a massa na cor natural para tingir.


Bolo coruja criação do http://artedaka.wordpress.com/

Mais ideias  de como cobrir os bolos com biscuit
http://youtu.be/vxvr7KZDUXk
http://youtu.be/5cuDYmHeG6A

Mais ideias  de como cobrir os bolos com biscuit
passo a passo bem legal do Ateliê na TV acesse o link
 http://www.youtube.com/watch?v=5cuDYmHeG6A

http://www.youtube.com/watch?v=A4F7eWmlebk


27 comentários:

  1. Ola querida. Amei o pap. Vim parar no teu blog nem sei como, mas aproveitei para apreciar tudo por aqui. Também estou te seguindo. Daria, de depressão eu também entendo querida...rrsrs...Me adicione no facebook se quiser. ok?! Beijos no coração!!!
    http://wwwsayecoartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. linnnnnnnnnnnnndoooooooo de mais...

    ResponderExcluir
  3. Muito fácil, segui todo passo a passo e ficou maravilhos

    ResponderExcluir
  4. muito lindo obrigada por compartilhar com a gente.

    ResponderExcluir
  5. obrigada querida por compartilha o deu lindo trabalho com agente,eu nunca fiz um bolo falso e derepente uma amiga me emcomendo um.olhando seus bolos aceitei,agora vamos que vamos.

    ResponderExcluir
  6. muito lindo obrigada por compartilhar com a gente.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Viviane, todas as professoras de biscuit usam rolo de plastico e algumas pessoas até usam cano de PVC, mas madeira nunca ouvi falar que usam, acho que é por causa dos veios da madeira e tambem por causa do verniz que pode soltar para a massa. Bjs

      Excluir
  8. Eu fiz o meu com a massa Spacchi, não ficou tão lisinho como seu, mas gostei, porém coloquei neles umas carinhas da minie e umas bolinhas brancas ( com biscuit) e onde eu as coloquei furou a massa. Vc sabe me dizer o que aconteceu e o que posso fazer para que isso não aconteça mais?
    Obrigada e aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda os bolos aqui apresentados não são feitos por mim, os bolos e dicas achei no blog da Karina. Observei nos videos dela, que quando ela coloca manchas de vaquinha, nuvens, minies etc ela deixa a massa que está no bolo secar bem e depois aplica por cima o detalhe. Não sei como voce fez, mas talvez a massa de baixo ainda não estivesse seca o suficiente.Como gostei muito do trabalho da Karine, procurei assistir aos videos dela e anotei pra voces as dicas.Beijos

      Excluir
  9. Obrigada querida, acho que foi isso mesmo que aconteceu...rsrsrs vou tentar novamente e com certeza vai ficar lindo. obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  10. Karina por qual motivo o vídeo ensinando fazer losango no bolo não existe mais. gostaria tanto de assistir esse vídeo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, os videos eram da Karine, mas não sei porque foram excluidos do youtube, entao atualizei a postagem com outros videos de como cobrir os bolos com biscuit. beijos Dária

      Excluir
  11. fábricadecupcakesjr.blogspot8 de janeiro de 2014 às 10:08

    Amei as dicas, me tirou muitaas dúvidas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Você sabe me dizer como pintar arabesco e flor de lis dourado no bolo de biscuit ?

    ResponderExcluir
  13. Você saberia dizer como faz pintura dourado de arabesco e flor de lis em bolos de biscuit ? Seria com stencil....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clarice, só agora vi seu comentário, desculpe. Olha voce pode tingir a massa com pó de purpurina, é só por um pouco do pó e sovar a massinha. ( é aquela purpurina em pó que vendem em vidrinhos tipo os de guache e que se usa para fazer pintura em artesanato, sendo que misturado com verniz. tem vários tons de dourado, prata, magenta etc). assista este video http://youtu.be/mySrwxxj7CE e http://youtu.be/_GkzNAmtTds. Ou se quiser pintar só o desenho, depois que a peça estiver seca use a tinta Metal Color da Acrilex. beijos e boa semana

      Excluir
  14. Boa tarde!
    Tudo liiindo! Queria saber quanto dr massa precido para um bolo quadtado tres andates de 30 cm obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mylena, pelos videos que assisti, para cobrir um bolo de redondo de 30 cm gasta-se em média 1 quilo e meio de massa aproximadamente. Como o seu é quadrado, não sei se altera a quantidade, mas acho que voce deve gastar NO MINIMO 4 kg de massa para cobrir os 3 bolos, afinal varia muito em função da espessura da massa que voce coloca.quandfo fizer, depois me dá um retorno de quanto gastou pra eu colocar como dica pras nossas amigas. beijos.

      Excluir
  15. Olá, você saberia me dizer qual é o produto que a artesã Anna Modugno usa após cobrir o isopor com o biscuit?! Nas aulas da tv ela não quis dizer sobre o produto, disse que só ficam sabendo quem faz o curso dela! Depois que ela cobre o isopor com o biscuit ela disse que passa um outro produto que deixa o biscuit completamente liso sem marca nenhuma, fica igual a uma pasta americana, sem marcas de dedo e tal, fiquei super curiosa, já pesquisei horas na internet mas não encotrei. Obrigada. Bruna Paiva.

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna, o que a Ana usa eu não sei te dizer porque ela não fala, mas outra artesã a Gesiela, a um tempo atrás deu uma receita e depois ela parou de dar a receita e passou a vender o produto pronto, mas achei num video antigo a receita dela. Creio que a Ana deve usar algo similar a este. Esta é a Receita da textura porcelana by Gi
    1 lata de 1/4 de massa corrida acrílica
    20 ml de resina acrílica
    20 ml de cola branca rotulo azul Cascorez
    5 ml de tinta branca
    Misturar bem e aplicar com trincha bem macia
    (Esta receita a Geziela deu neste vídeo http://youtu.be/KQXlg56pVgI e neste video https://youtu.be/gV1v5c_gv_4 ensina como aplicar a textura)

    espero ter ajudado, beijos

    ResponderExcluir
  17. Esse 1 lata de 1/4 massa corrida equivale a 2kg?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Keyla acho que a lata de 1/4 é o tamanho da lata que tem 1,4 kg de massa. bjs

      Excluir
  18. Adorei seu blog tem muito artigo bom. e essa postagem então...amei. criei um link para voce em http://verefazer.org/ se puder retribuir. agradeço.

    ResponderExcluir

Que bom que você veio me visitar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGEM EM DESTAQUE

Artesanatofofo Aulas e Dicas - INSCREVA-SE!

VISITE MEU CANAL NO YOUTUBE! TODA 5ª FEIRA , GRÁTIS UMA NOVA VIDEOAULA DE ARTESANATO Mais uma videoaula de crochê do meu canal Artesanat...

POSTAGENS POPULARES